Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Meu Eu-poético sente saudades de algo eterno, do qual não se consegue lembrar... (Sílvia Mota)
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

Feminicídio na Bíblia? — A concubina do levita

 

A história da concubina do levita está no capítulo 19 do Livro dos Juízes, um dos textos mais perturbadores do Antigo Testamento. Não se trata de um episódio de heroísmo, mas de degradação moral coletiva — e o próprio texto parece estruturado para produzir inquietação.

 

A narrativa apresenta um levita que vivia na região montanhosa de Efraim. Tinha uma concubina — forma de vínculo conjugal sem o estatuto social pleno de uma esposa. Em determinado momento, essa mulher o abandona e retorna à casa do pai, em Belém de Judá. Meses depois, o levita decide buscá-la.

 

O reencontro ocorre sob hospitalidade. O sogro insiste em prolongar a estadia, e a partida é sucessivamente adiada até que o levita finalmente parte com a mulher e um servo.

 

Na viagem de retorno, o grupo não alcança uma cidade estrangeira e decide pernoitar em Gibeá, território da tribo de Benjamim. Ali são acolhidos por um homem idoso. A hospitalidade doméstica, porém, contrasta com a violência que se forma do lado de fora.

 

A cidade é descrita como marcada pela corrupção. Homens cercam a casa e exigem a entrega do visitante para abuso. O anfitrião recusa e oferece sua própria filha e a concubina do levita em substituição — gesto que expõe o colapso ético daquele ambiente.

 

Na sequência mais devastadora, a concubina é empurrada para fora da casa. Durante a noite, sofre violência coletiva. Ao amanhecer, encontra-se caída à porta, sem vida ou agonizante, conforme diferentes leituras do texto.

 

O levita, ao encontrá-la, não realiza gesto imediato de cuidado ou luto. Coloca o corpo sobre o jumento e retorna. Depois, em ato extremo, divide o cadáver em doze partes e as envia às tribos de Israel, convocando reação coletiva.

 

O gesto desencadeia uma guerra civil entre Israel e a tribo de Benjamim, quase levando esta à extinção. O capítulo encerra com uma frase que funciona como síntese moral do livro:

 

“Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia direito aos seus olhos.”

 

Do ponto de vista literário e teológico, trata-se de um diagnóstico de desordem ética. Sob leitura contemporânea, a narrativa permite aproximação crítica com o tema do feminicídio, sem anacronismo simplificador, mas também sem neutralizar o que o presente reconhece como padrão de violência contra mulheres.

 

A concubina não possui nome próprio. Não tem voz direta no enredo. Não decide deslocamentos nem desfechos. Circula entre homens — pai, levita, anfitrião, agressores — como figura submetida a decisões externas. Esse apagamento não é detalhe narrativo: é estrutura.

 

Em Gibeá, o corpo feminino aparece como moeda de substituição para preservar a honra masculina do visitante. A violência que se segue não é apenas ato extremo, mas culminação de uma lógica em que a mulher já foi reduzida a objeto de negociação e descarte.

 

É nesse ponto que a leitura contemporânea encontra o conceito de feminicídio.

 

Feminicídio não se limita ao evento final da morte. Inclui um contínuo de violências: desumanização prévia, supressão da vontade, exposição do corpo feminino como território disponível, normalização da agressão e ausência de proteção efetiva. A morte surge como desfecho de uma cadeia de permissões culturais.

 

Na narrativa bíblica, essa vulnerabilidade está dada desde o início. O que hoje se nomeia feminicídio frequentemente nasce em contextos onde a mulher já foi reduzida a função, silêncio ou dependência antes do ato extremo.

 

Outro ponto de aproximação está na forma de circulação do corpo após a morte. No texto, ele é fragmentado e convertido em mensagem política entre tribos. No presente, mortes de mulheres também podem ser deslocadas para o campo do discurso: estatísticas, disputas simbólicas, espetacularização midiática, justificativas sociais. Em ambos os casos, o corpo deixa de ser fim e passa a ser meio.

 

A frase final — “cada um fazia o que parecia direito aos seus olhos” — pode ser lida como registro de uma sociedade sem mecanismos eficazes de contenção da violência. O feminicídio contemporâneo desafia justamente essa lacuna: normas formais insuficientes diante de estruturas que ainda naturalizam posse, controle e descartabilidade do corpo feminino.

 

A leitura crítica não transforma o texto antigo em reportagem do presente. Permite reconhecer continuidades simbólicas inquietantes: a facilidade com que a violência contra mulheres pode ser narrada sem centralidade da vítima, e a dificuldade histórica de deslocá-la do campo do possível para o campo do inaceitável.

Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 10/06/2026
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Apostila - Direito dos contratos
Apostila - Lei de Falência e Recuperação de E...
Apostila - Direito do Trabalho - II
MOTA, Sílvia et al. Doenças pulmonares: uma v...
MOTA, Sílvia et al. Festa Surpresa
MOTA, Sílvia et al. Antologia de Poetas Brasi...
MOTA, Sílvia et al. Biodireito e Bioética
MOTA, Sílvia et al. Poetrix 4 - Terra
MOTA, Sílvia et al. Mãos que falam - antologi...
MOTA, Sílvia et al. Show de Talentos em Prosa...
MOTA, Sílvia. Apostilas jurídicas diversas
MOTA, Sílvia. Metodologia Jurídica II - Apost...
MOTA, Sílvia. Trabalhos acadêmicos: metodolog...
https://www.instagram.com/belasartesbelas_silviamota