Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Meu Eu-poético sente saudades de algo eterno, do qual não se consegue lembrar... (Sílvia Mota)
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

Ordo amoris: a ordem silenciosa dos amores

 

Durante muito tempo, tentei acreditar que minhas escolhas nasciam da razão. A formação acadêmica favorecia essa ilusão: conceitos sólidos, argumentação rigorosa, lógica, método. Tudo parecia indicar que a consciência humana poderia organizar a própria existência por clareza intelectual. Contudo, a experiência lentamente desfez essa fantasia. Hoje compreendo que minha vida jamais foi conduzida apenas pelo pensamento. Existe, sob cada decisão, uma corrente afetiva mais antiga do que qualquer argumento.

 

Costumo dizer que sou coração, por inteira. E não emprego essa expressão como fragilidade sentimental, mas como reconhecimento filosófico de uma verdade humana profunda: quase tudo o que verdadeiramente orienta uma existência nasce da ordem invisível dos afetos.

 

Os povos antigos compreendiam isso com lucidez rara. O coração nunca constituiu território neutro. Dentro de cada pessoa, forma-se uma hierarquia silenciosa de amores: certas presenças recebem devoção excessiva; algumas perdas tornam-se eternas; determinados desejos ocupam proporções desmedidas; enquanto outras realidades, talvez mais essenciais, permanecem esquecidas. A tradição chamou essa arquitetura interior de ordo amoris — a ordem do amor.

 

Quanto mais observo minha própria biografia, mais percebo a presença silenciosa desse princípio. Minhas escolhas nunca revelaram apenas aquilo que considerei racionalmente correto. Revelaram, sobretudo, aquilo diante do qual meu espírito espontaneamente se inclinava. O afeto sempre chegou antes da justificativa. Muitas vezes, a inteligência apenas elaborou discursos sofisticados para defender fidelidades que o coração elegera muito antes.

 

Santo Agostinho percebeu algo decisivo: o problema humano não consiste apenas em amar coisas erradas, mas em amar desordenadamente. Essa percepção me atravessa com intensidade desconfortável. Há afetos pequenos que, em certos períodos da vida, ocuparam espaço absoluto dentro de mim. Houve medos tratados como destino, ausências transformadas em centro gravitacional da existência e reconhecimentos exteriores elevados a uma importância que jamais possuíram de fato.

 

A desordem dos afetos raramente se anuncia de forma explícita. Surge de modo lento, quase imperceptível. Às vezes, instala-se no excesso de dedicação ao olhar alheio. Outras vezes, no desejo silencioso de aprovação, no apego a dores antigas ou na tentativa inútil de preencher vazios interiores com produtividade, prestígio ou acúmulo. A alma humana possui extraordinária habilidade para transformar carências em princípios de vida.

 

Talvez por isso tantas inteligências brilhantes permaneçam espiritualmente empobrecidas. Cultura não reorganiza necessariamente os afetos. Erudição não purifica inclinações interiores. Encontrei grande delicadeza moral em pessoas sem qualquer sofisticação intelectual; e também percebi enorme miséria afetiva escondida sob discursos refinados.

 

Max Scheler deslocaria o ordo amoris para uma dimensão filosófica ainda mais íntima: cada pessoa carrega uma estrutura afetiva singular, uma espécie de cartografia secreta que determina aquilo que será percebido como valioso, digno de atenção ou reverência. Essa ideia me parece profundamente verdadeira. O ser humano não se define apenas pelas ideias que defende, mas pelo modo como distribui tempo, energia, desejo e devoção.

 

Quando observo minha própria trajetória, percebo que aquilo que mais amei acabou moldando minha consciência. Certos vínculos ampliaram minha interioridade; outros consumiram regiões inteiras do espírito. Algumas experiências me tornaram mais humana; outras apenas aprofundaram desertos existentes. Existe algo quase trágico nessa descoberta: frequentemente só compreendemos a verdadeira ordem dos nossos afetos quando parte significativa da vida se entrega a coisas incapazes de sustentar a alma.

 

No fundo, o ordo amoris destrói a imagem confortável de racionalidade que tantas vezes cultivamos sobre nós mesmos. Pouco importa aquilo que alguém afirma admirar em discurso. A verdadeira hierarquia afetiva revela-se no movimento espontâneo do coração, porque a alma sempre termina curvando-se diante daquilo que realmente ama.

 

E talvez toda maturidade consista justamente nisso: reorganizar, ainda em tempo, a ordem silenciosa dos próprios afetos.

 

Rio de Janeiro, 26 de maio de 2026 — 3h45

 

Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 26/05/2026
Alterado em 26/05/2026
Comentários
Apostila - Direito dos contratos
Apostila - Lei de Falência e Recuperação de E...
Apostila - Direito do Trabalho - II
MOTA, Sílvia et al. Doenças pulmonares: uma v...
MOTA, Sílvia et al. Festa Surpresa
MOTA, Sílvia et al. Antologia de Poetas Brasi...
MOTA, Sílvia et al. Biodireito e Bioética
MOTA, Sílvia et al. Poetrix 4 - Terra
MOTA, Sílvia et al. Mãos que falam - antologi...
MOTA, Sílvia et al. Show de Talentos em Prosa...
MOTA, Sílvia. Apostilas jurídicas diversas
MOTA, Sílvia. Metodologia Jurídica II - Apost...
MOTA, Sílvia. Trabalhos acadêmicos: metodolog...
https://www.instagram.com/belasartesbelas_silviamota