Muitas perdas na vida não chegam como ideias prontas. Chegam como ausência de gente. Pessoas que não mais ocupam o mesmo lugar no mundo, mas continuam ocupando o “espaço de dentro”. Não se trata de abstração do tempo. É vida concreta que se retira do convívio e deixa um tipo de silêncio que não se resolve.
Com isso, o cotidiano muda de respiração. Fica mais lento, atravessado por um vazio que não passa.
Dessa matéria de ausências nasce um mosaico de coisas quebradas. A vida deixa de seguir inteira e passa a se organizar em partes.
Os cacos não pedem licença. Entram como quem conhece o chão antes da casa se reconhecer em si. Não chegam como evento. Apenas ficam. Têm algo de frio, quase mineral. Não respondem à vontade, nem à explicação.
Não há drama no instante da quebra, mas o que resta permanece de forma repetitiva — um eco desafinado na consciência. Como se a ruptura não fosse um momento, mas um modo de continuar.
De repente, sem hora marcada, começa o recolhimento. Não há método, nem promessa de conserto. Só o gesto solidário de não abandonar o que sobrou.
E aqui se abre um chamado: olhar os restos espalhados pelo chão, sem pressa de transformar tudo em algo inteiro de novo. Ficar junto aos cacos sem exigir que voltem a ser o que eram.
Há algo de simples e difícil nisso. Não é consertar. Não é negar. É sustentar o que caiu sem transformar tudo em história fechada.
Nesse lugar, ninguém fica inteiro. Fica-se atravessado. E, aos poucos, se aprende que não há volta. Só convivência.
No fim, o que parecia fim não fecha. Apenas muda de forma. E continua.
Rio de Janeiro, 14 de maio de 2026 — 13h25