A obra de Fernando Pessoa é singular na literatura ocidental não apenas pela qualidade poética, mas pela invenção de autores completos: os heterônimos.
Não se trata de simples pseudônimos, mas de personalidades literárias autônomas, com biografia, estilo e visão de mundo próprios. Entre esses, destacam-se Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos e o próprio ortônimo, Fernando Pessoa “ele-mesmo”.
Alberto Caeiro: a recusa da metafísica
Caeiro é considerado o “mestre” dos outros heterônimos. Sua poesia propõe uma visão anti-intelectualista e anti-metafísica, que rejeita qualquer tentativa de atribuir sentido oculto às coisas.
Em O Guardador de Rebanhos, afirma:
“O mistério das coisas? Sei lá o que é mistério!
O único mistério é haver quem pense no mistério.”
Para Caeiro, pensar é distorcer. A realidade basta-se na sua evidência sensível. Sua linguagem é simples, quase coloquial, marcada por versos livres e tom aparentemente ingênuo.
Caeiro defende uma espécie de paganismo natural, em que o homem deve integrar-se ao mundo sem interrogar sua essência.
Ricardo Reis: o classicismo estoico
Ricardo Reis representa o equilíbrio, a disciplina formal e a herança clássica. Médico e monarquista na biografia ficcional, sua poesia é composta em odes regulares, com métrica e vocabulário eruditos.
Reis defende a moderação, a consciência da fugacidade da vida e a aceitação serena do destino.
No poema “Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio”, escreve:
“Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio.
Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
Que a vida passa…”
A fluidez do rio simboliza o tempo. Influenciado pelo estoicismo e pelo epicurismo, Reis aconselha desfrutar o momento presente com sobriedade, evitando paixões excessivas. Sua poesia é racional, contida e meditativa.
Álvaro de Campos: a modernidade e a angústia
Álvaro de Campos é o heterônimo da intensidade e da contradição. Sua obra passa por fases: futurista, sensacionista e, depois, profundamente desencantada.
Na “Ode Triunfal”, manifesta entusiasmo pela civilização industrial:
“Ah, poder exprimir-me todo como um motor se exprime!
Ser completo como uma máquina!”
A máquina é símbolo de força e modernidade. Contudo, essa exaltação convive com crises existenciais profundas.
Em “Tabacaria”, declara:
“Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.”
Campos encarna o sujeito fragmentado do século XX, dividido entre euforia e vazio, desejo de sentir tudo e incapacidade de ser algo definido.
Fernando Pessoa (ortônimo): o drama da consciência
O próprio Fernando Pessoa, enquanto ortônimo, apresenta poesia mais reflexiva e simbólica. Em muitos poemas, emerge o sentimento de despersonalização e dúvida ontológica.
No célebre verso:
“O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.”
Aqui, o tema central é a fragmentação da identidade e o papel da criação poética como construção. O ortônimo transita entre simbolismo, nacionalismo mítico (como em Mensagem) e introspecção metafísica.
Conclusão
Os heterônimos de Fernando Pessoa representam diferentes modos de estar no mundo. Caeiro encarna a simplicidade sensorial; Ricardo Reis, a disciplina clássica e o estoicismo; Álvaro de Campos, a inquietação moderna; o ortônimo, a consciência fragmentada e reflexiva.
Mais do que estilos diversos, esses heterônimos configuram um verdadeiro drama filosófico em múltiplas vozes. Pessoa transforma a poesia em laboratório de identidades, e faz da multiplicidade não um artifício, mas o próprio núcleo de sua criação literária.
Texto escrito em 2017.