Toda civilização é uma pedagogia invisível da imaginação. Antes de decidirmos, imitamos. Antes de agir, aprendemos a forma do gesto no espelho simbólico da cultura.
Quando Johann Wolfgang von Goethe publicou Os Sofrimentos do Jovem Werther, em 1774, não lançou apenas um romance sentimental. Ofereceu um modelo existencial. Werther não sofreu apenas — sofreu com estilo. Sua dor ganhou unidade, beleza trágica, coerência dramática. E quando o sofrimento encontra forma bela, torna-se imitável.
Platão desconfiava da mimese. A arte, dizia o filósofo, não apenas representa: ela forma almas. Séculos depois, René Girard aprofundaria a intuição ao sustentar que o desejo humano é mimético — aprendemos a desejar observando modelos.Não escolhemos apenas objetos. Escolhemos mediações.
O chamado efeito Werther expressa essa estrutura. Quando a morte é narrada com aura estética, quando o gesto extremo recebe moldura quase heroica, cria-se um paradigma simbólico. Para espíritos vulneráveis, o paradigma pode parecer linguagem para um sofrimento ainda sem forma. Não é causalidade mecânica. É atmosfera.
A linguagem cria climas ontológicos. Se o desespero é apresentado como destino coerente, o horizonte se estreita. A imaginação passa a enxergar menos alternativas.
Mas a tradição simbólica também nos legou outro arquétipo.
Na ópera A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart, Papageno experimenta o desespero sem transformá-lo em grandeza. Sua angústia é humana, não sublime. Quando pensa em desistir, vozes o interrompem. Não oferecem transcendência. Oferecem possibilidade.
O chamado efeito Papageno nasce dessa cena simples. Narrativas que mostram enfrentamento, busca de ajuda, continuidade — ampliam o campo do possível. Restauram futuro onde havia apenas fechamento.
Se Werther estetiza o fim, Papageno reinscreve o sofrimento na temporalidade. Entre ambos há dois regimes de imaginação. Um absolutiza a ruptura. O outro preserva a travessia. A questão não é censurar o trágico. É compreender que toda narrativa educa. Somos seres miméticos; habitamos histórias antes de formular decisões.
Romantizar a morte é conferir-lhe grandeza metafísica. Narrar a permanência é devolver dignidade à resistência cotidiana.
Entre o impulso e o gesto há um intervalo. Nesse intervalo, habita a palavra. E é ali que a cultura decide se oferecerá abismo — ou horizonte.
Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2026 — 2h45