Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Meu Eu-poético sente saudades de algo eterno, do qual não se consegue lembrar... (Sílvia Mota)
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

Entre Werther e Papageno: narrativa, imitação e destino

 

Toda civilização é uma pedagogia invisível da imaginação. Antes de decidirmos, imitamos. Antes de agir, aprendemos a forma do gesto no espelho simbólico da cultura.

 

Quando Johann Wolfgang von Goethe publicou Os Sofrimentos do Jovem Werther, em 1774, não lançou apenas um romance sentimental. Ofereceu um modelo existencial. Werther não sofreu apenas — sofreu com estilo. Sua dor ganhou unidade, beleza trágica, coerência dramática. E quando o sofrimento encontra forma bela, torna-se imitável.

 

Platão desconfiava da mimese. A arte, dizia o filósofo, não apenas representa: ela forma almas. Séculos depois, René Girard aprofundaria a intuição ao sustentar que o desejo humano é mimético — aprendemos a desejar observando modelos.Não escolhemos apenas objetos. Escolhemos mediações.

 

O chamado efeito Werther expressa essa estrutura. Quando a morte é narrada com aura estética, quando o gesto extremo recebe moldura quase heroica, cria-se um paradigma simbólico. Para espíritos vulneráveis, o paradigma pode parecer linguagem para um sofrimento ainda sem forma. Não é causalidade mecânica. É atmosfera.

 

A linguagem cria climas ontológicos. Se o desespero é apresentado como destino coerente, o horizonte se estreita. A imaginação passa a enxergar menos alternativas.

 

Mas a tradição simbólica também nos legou outro arquétipo.

 

Na ópera A Flauta Mágica, de Wolfgang Amadeus Mozart, Papageno experimenta o desespero sem transformá-lo em grandeza. Sua angústia é humana, não sublime. Quando pensa em desistir, vozes o interrompem. Não oferecem transcendência. Oferecem possibilidade.

 

O chamado efeito Papageno nasce dessa cena simples. Narrativas que mostram enfrentamento, busca de ajuda, continuidade — ampliam o campo do possível. Restauram futuro onde havia apenas fechamento.

 

Se Werther estetiza o fim, Papageno reinscreve o sofrimento na temporalidade. Entre ambos há dois regimes de imaginação. Um absolutiza a ruptura. O outro preserva a travessia. A questão não é censurar o trágico. É compreender que toda narrativa educa. Somos seres miméticos; habitamos histórias antes de formular decisões.

 

Romantizar a morte é conferir-lhe grandeza metafísica. Narrar a permanência é devolver dignidade à resistência cotidiana.

 

Entre o impulso e o gesto há um intervalo. Nesse intervalo, habita a palavra. E é ali que a cultura decide se oferecerá abismo — ou horizonte.

 

Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2026 — 2h45

Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 24/02/2026
Alterado em 24/02/2026
Copyright © 2026. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Apostila - Direito dos contratos
Apostila - Lei de Falência e Recuperação de E...
Apostila - Direito do Trabalho - II
MOTA, Sílvia et al. Doenças pulmonares: uma v...
MOTA, Sílvia et al. Festa Surpresa
MOTA, Sílvia et al. Antologia de Poetas Brasi...
MOTA, Sílvia et al. Biodireito e Bioética
MOTA, Sílvia et al. Poetrix 4 - Terra
MOTA, Sílvia et al. Mãos que falam - antologi...
MOTA, Sílvia et al. Show de Talentos em Prosa...
MOTA, Sílvia. Apostilas jurídicas diversas
MOTA, Sílvia. Metodologia Jurídica II - Apost...
MOTA, Sílvia. Trabalhos acadêmicos: metodolog...
https://www.instagram.com/belasartesbelas_silviamota