Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Meu Eu-poético sente saudades de algo eterno, do qual não se consegue lembrar... (Sílvia Mota)
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos

Iara Iavelberg — Quem foi

(Pesquisa)

 

Iara Iavelberg foi psicóloga, professora e militante de esquerda, conhecida por sua participação na luta armada contra o regime da ditadura militar no Brasil.

 

Dados Básicos e Formação

 

Nascimento: 7 de maio de 1944, em São Paulo (SP) — filha de Eva e David Iavelberg, de família judia com ascendência materna húngara e paterna romena.

 

Cresceu no bairro do Ipiranga, estudou no ensino secundário na Escola Israelita do Cambuci.

 

Em 1963 ingressou na Faculdade de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), onde também atuou como professora assistente.

 

Trajetória de Militância

 

Durante os anos 1960, em meio ao clima de repressão, começou a se envolver no movimento estudantil e na militância de esquerda.

 

Participou de organizações clandestinas como a Organização Revolucionária Marxista Política Operária (Polop), a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares), a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e, por fim, o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8).

 

Com o endurecimento da repressão, seguiu para a clandestinidade, participando de atividades de guerrilha.

 

Relação com Carlos Lamarca e Vida na Clandestinidade

 

Em 1969, conheceu Carlos Lamarca — capitão que desertou do Exército para se tornar um dos principais nomes da resistência armada — e tornou-se sua companheira.

 

O casal viveu clandestinamente por meses, mudando de esconderijo frequentemente para fugir da repressão.

 

Durante o período de guerrilha, Iara também atuava como formadora ideológica, dando aulas teóricas de marxismo e contribuindo para a articulação política dos grupos.

 

Prisão, Morte e Controvérsias

 

Em 20 de agosto de 1971, foi encontrada por agentes do regime em um apartamento no bairro da Pituba, em Salvador (BA).

 

A versão oficial divulgada na época afirmava que ela teria cometido suicídio para evitar prisão, sob efeito de gás lacrimogêneo.

 

Contudo, a família contestou essa narrativa. Em 1998 iniciaram-se medidas judiciais para exumação do corpo. Em 2003 um laudo forense indicou que a causa da morte era incompatível com suicídio — reabrindo o caso como possível execução.

 

A história de seu fim e o contexto da luta armada foram revisados pela memória histórica e por investigações posteriores.

 

Legado, Memória e Representações

 

Sua trajetória foi registrada no livro biográfico Iara: reportagem biográfica (1992), da jornalista Judith Lieblich Patarra — uma das primeiras obras a revisitar e reavaliar sua vida.

 

Em 2013, foi lançado o documentário Em Busca de Iara (dirigido por Flávio Frederico e escrito pela sobrinha de Iara, Mariana Pamplona), que reconstitui sua história e questiona a versão oficial de sua morte.

 

Sua memória permanece viva como símbolo da resistência, da coragem e da luta contra a repressão — especialmente para aqueles que estudam a história da ditadura militar no Brasil e a participação feminina nos movimentos de oposição.

 

Rio de Janeiro, 4 de dezembro de 2025 - 15h10

Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 04/12/2025
Alterado em 04/12/2025
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Comentários
Apostila - Direito dos contratos
Apostila - Lei de Falência e Recuperação de E...
Apostila - Direito do Trabalho - II
MOTA, Sílvia et al. Doenças pulmonares: uma v...
MOTA, Sílvia et al. Festa Surpresa
MOTA, Sílvia et al. Antologia de Poetas Brasi...
MOTA, Sílvia et al. Biodireito e Bioética
MOTA, Sílvia et al. Poetrix 4 - Terra
MOTA, Sílvia et al. Mãos que falam - antologi...
MOTA, Sílvia et al. Show de Talentos em Prosa...
MOTA, Sílvia. Apostilas jurídicas diversas
MOTA, Sílvia. Metodologia Jurídica II - Apost...
MOTA, Sílvia. Trabalhos acadêmicos: metodolog...
https://www.instagram.com/belasartesbelas_silviamota