*******************************************
RESPOSTA DE SÍLVIA MOTA
A Poesia Concreta, também denominada Concretista, propõe uma nova linguagem, uma nova forma de expressão verbal ou não verbal, que expõe aspectos visuais e sonoros das palavras sob o desígnio de superar a ideia do verso tradicional, representado pela unidade rítmica-formal.
O texto escolhido é literário verbal, porque realiza a exploração poética do som, da letra impressa, da linha e dos espaços brancos da página. O autor abandona as formalidades do verso tradicional e apega-se ào formato gráfico. Com esses recursos, desperta a subjetividade do leitor, que o remete ao mundo literário.
*******************************************
FORUM ADISCIPLINA: PRODUÇÃO TEXTUAL IPROPOSTA DA PROFESSORA MARIA DE LOURDES DE MELO PINTO
Olá, alunos!
As poesias concretas são um exemplo interessante de como os artesãos da palavra são capazes de criar textos que traduzem, nos vocábulos escolhidos, imagens, emoções e ideias diversas.
Esses textos específicos demonstram diversas questões abordadas nas aulas.
Escolha um dos exemplos registrados nos links e comente-o:
https://www.google.com.br/search?q=poesia+concreta&biw=1366&...https://www.facebook.com/podelua/photos_stream
É literário ou não-literário? Verbal ou não-verbal? Por quê?
Se fôssemos contextualizar o texto escolhido, para pessoas com pouca habilidade de leitura e escrita, precisaríamos modificar algo? Como ficaria esse texto modificado? Reescreva esse texto e comente os pontos em comum com as aulas a que você assistiu.
Grande abraço!