SONIDO
[Minha criação poética]
O formato poético recebe o nome de SONIDO, numa alusão ao som, ao ruído e ao fragor poético, que se deverá alcançar com a sua concepção.
Conteúdo temático
Livre.
Estrutura formal
Cinco serão as estrofes: 4 estrofes de 4 versos e 1 dístico.
Primeira e segunda estrofes: versos livres, não muito longos, para facilitar o ritmo.
Terceira estrofe: o primeiro verso será o último verso da primeira estrofe; o segundo verso, será o terceiro da primeira estrofe; o terceiro verso, será o segundo da primeira estrofe; e o quarto verso será o primeiro verso da segunda estrofe.
Quarta estrofe: o primeiro verso será o último verso da segunda estrofe; o segundo verso, será o terceiro da segunda estrofe; o terceiro verso, será o segundo da segunda estrofe; e o quarto verso será o primeiro verso da primeira estrofe.
Quinta estrofe: o primeiro verso do dístico será o primeiro verso da segunda estrofe; o segundo verso será o quarto verso da primeira estrofe.
Métrica e ritmo
Os versos serão livres e não muito longos, para facilitar o ritmo - elemento imprescindível na configuração da estrutura melódica do formato em epígrafe.
Esquema rimático
Ocorrerá rima entre o quarto verso da primeira estrofe e o primeiro verso da segunda estrofe e, consequentemente, em razão da disposição dos versos, ocorrerá rima na terceira estrofe (entre primeiro e quarto versos) e entre os versos que perfazem o dístico.
Solicitação
Convoco os leitores a aventurarem-se na criação do Sonido e que os publiquem abaixo, nos espaços reservados aos comentários.
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 12/02/2017
Alterado em 12/02/2017
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.