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Sobre a Metodologia EAD

Desde prístinas eras a ligação mestre-discípulo domina o imaginário pedagógico. Sendo assim, o professor-tutor exerce função primordial nessa novel forma de se posicionar no mundo do saber – a EAD. A evolução tecnológica ocorre constantemente e colocada a serviço da Educação, impulsiona de forma eloquente a produção do conhecimento. Através da Internet, surgem formas originais de gerar e disseminar o saber e o novo cenário estimula o repensar dos tradicionais papéis do professor e do aluno.

Cabe ao professor-tutor escoltar, guiar, incitar e provocar o aluno na construção de um pensamento crítico e reflexivo frente a realidade, proporcionando-lhe o nascimento de identidade criativa e pessoal. Por esse motivo, não aprecio o vocábulo “facilitador”, quando são indicadas suas funções. Facilitar é “tornar fácil”, “apresentar como fácil”, o que, ao meu olhar, oferece dúbias interpretações, não condizentes com a natureza do processo do conhecimento, este difícil, trabalhoso, provocador e criativo. Portanto, o professor-tutor não se limita a “facilitar”, mas a instigar o aluno na busca de respostas para as inquirições colocadas pelo mundo contemporâneo.

Ao contrário do que muitos disseram a respeito, no que se refere tanto ao aluno quanto ao professor, a EAD não é fácil de ser levada a cabo. O aluno precisa ser muito mais responsável do que aquele que frequenta o curso presencial e ao professor cabe redimensionar sua missão, tornando-se ativo, sem ser dominador, ao contribuir para o crescimento intelectual do aluno. A EAD exige dedicação constante, sendo imprescindíveis a disciplina, a organização, a responsabilidade, o ritmo, a ordem e a periodicidade no desenvolvimento das atividades. Como o estudo na EAD faz-se através da palavra escrita, tudo é registrado. Disso resulta, que o descuido com as regras gramaticais e com a ortografia seja condenáveis, pois faz-se necessária a interação clara e objetiva entre os envolvidos: professor e alunos.

O professor-tutor potencializará as aptidões individuais e coletivas e estimulará no estudante a responsabilidade sobre a própria aprendizagem e desenvolvimento pessoal.
 
 
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 07/12/2016
Alterado em 07/12/2016
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