2006 - Depoimentos dos meus queridos alunos, incluindo-se meu filho Arnóbio Felinto (que também foi meu aluno no Curso de Direito), por ocasião do lançamento da primeira edição da minha obra: "Trabalhos acadêmicos: metodologia e apresentação gráfica". Poderia escolher renomados professores e/ou autoridades do mundo acadêmico, meus amigos, para a apresentação da obra, mas optei por trazer a opinião dos meus alunos (desde o primeiro período da Faculdade, até os cursos de Pós-Graduação EMERJ-UNESA). Ninguém melhor, para a avaliação do meu desempenho como professora em sala de aula. Arrisquei-me?... - Não importa... aprecio desafios! <3 Edição esgotada. Para ler os depoimentos, deve-se clicar na imagem com o botão direito do mouse; e, depois, em "Ver imagem". Então, com apenas um clique sobre a imagem, será possível ampliá-la.
******************************
A apresentação da obra:
Ao publicar TRABALHOS ACADÊMICOS: METODOLOGIA E APRESENTAÇÃO GRÁFICA, a autora oferece ao leitor contribuição no campo da metodologia científica. Instrumento de labor universitário, nasce esta obra sob o desígnio de contribuir para o estabelecimento de uma plataforma mínima, com fulcro nas normas exaradas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sobre a qual poderão os autores edificar seus engenhos intelectuais. Pondera sobre a importância dos trabalhos acadêmicos, entre estes os esquemas, resumos, resenhas, fichamentos, projetos de pesquisa e monografias de graduação e pós-graduação, estimulando a criação de metodologia própria. Escrita, a princípio, para estudiosos do Direito, pode ser de grande valor para educandos de qualquer área do conhecimento, envolvidos com pesquisas.
******************************
Os depoimentos:
“Será que sou suspeito para falar da minha própria mãe? Se for, podem me condenar à pena de morte. Não deixarei nunca de me orgulhar dessa mulher fantástica da qual sou fã incondicionado. Minha mãe é meu amor sem fim, a resposta para minhas perguntas, minha fonte de inspiração, tantas qualidades ela tem... Suas poesias encantam a todos e sua personalidade forte e dura fazem respeitá-la e admirá-la. Sua arte me faz pensar: do que mais ela pode ser capaz? Mãe, se pude escolher ser seu filho antes de nascer, fiz uma grande escolha, pois quem preferiu ter tudo na mão ao invés de ter um alicerce inteligente e honesto, com certeza não fez uma escolha inteligente. Mãe, você viverá para ter pelo menos a metade do orgulho que sinto por ser seu filho. Te amo.”
- Arnóbio Felinto Júnior
******************************
“A minha gratidão permanente à Professora Sílvia Mota que me orientou e me ajudou na escolha do tema, dispondo-se a superar comigo qualquer dificuldade, com a sua forma amável, encorajadora e sedutora, pois é uma apaixonada pelo desafio maior que é escrever sem medo de se expor, porque só assim você descobre e se descobre, haja vista seus lindos poemas em sua página.”
- Tânia Castro Goes
******************************
“Já ouvi dizer que ‘o exemplo não é a melhor forma de educar, mas é a única’. Essa afirmação me remete diretamente às aulas da Professora Sílvia Mota. Pessoa de elegância ímpar, no tablado não perde o rigor nem a ternura e o bom humor. Passa ao largo das queixas daqueles que preferem a porta mais larga e para isso lançam mão das desculpas do mundo hodierno e, com a mestria de quem nasceu para a cátedra, resgata a todos para o mundo do prazer do saber, para a ciência e para o conhecimento sedimentado. É... suas aulas de metodologia, aliás, seus métodos são, em verdade, inesquecíveis para aqueles que querem abraçar a carreira acadêmica ou os graduandos, mestrandos e doutorandos que buscam a seriedade, a disciplina e o sabor do saber. Obrigada, Silvia!”
- Marilí Maria Monteiro
******************************
“Eficiente, eficaz e multiuso, parece até anúncio de sabão em pó, mas acredite se quiser, esta é a minha professora de metodologia. Eu fico impressionado de ver tantas pessoas em uma só: professora, escritora, artista plástica, poetisa, mãe, amiga, conselheira, simplesmente demais! Quem não aprende metodologia com ela não aprende com mais ninguém. Tenho certeza de que na sua vida nem tudo são flores, mas ela está sempre de bom humor e passa isso não só aos seus alunos, mas a quem estiver a sua volta. E por falar em sabão em pó: ACE toda professora fosse assim!”
- Wallace Lima
******************************
“Não é necessário enumerar aqui suas qualidades, basta ler os demais depoimentos. Cabe a mim, apenas lhe dizer o quanto a sua dedicação e conhecimento inspiraram meu caminho. Espero sempre tê-la por perto, pois seu entusiasmo pelo saber me contagia. Obrigada por tudo.”
- Danielle Minchetti
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 16/10/2016
Alterado em 16/10/2016