O que é Filosofia?
Trecho da obra
Pesquisa jurídica como arte do pensamento criador
da autoria de Sílvia Mota
A palavra filosofia, de origem grega (Φιλοσοφία) - atribui-se ao filósofo grego Pitágoras a criação do termo - é composta de duas outras: philo e sophia. O termo philo deriva-se de philia significando amizade, amor fraternal, respeito entre os iguais; sophia, por sua vez, quer dizer sabedoria e dela provém a palavra sophos referente ao sábio. Em estribilho, filosofia significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. É filósofo quem ama a sabedoria, tem amizade pelo saber, almeja saber.
A Ciência sucumbe ante a necessidade de explanar o sentido geral do universo e o Ser Humano busca essa explicação através da Filosofia, ambicionando dar às suas dúvidas, respostas que não ficam adstritas a um determinado campo da realidade, mas, ao contrário, procuram atingir conceitos de valor universal.
A capacidade de meditação do homem origina o conhecimento filosófico. Quem filosofa valora. Seu único instrumento é, pois, o raciocínio lógico. O filósofo interpreta a realidade tendo como tema central o Ser Humano e suas relações com o Universo. Através de seu raciocínio, ultrapassa os limites da Ciência, uma vez que não lhe é exigida a comprovação concreta da sua interpretação. Disso resulta ser a concepção filosófica especulativa, não oferecendo soluções definitivas aos diferentes questionamentos formulados pela mente humana. É rigorosa e coerente, mas não se deixa enganar pela certeza, constituindo-se em cogitação radical acerca do fato do Ser Humano.