O que é um POETRIX?
Sílvia Mota
No dia 9 de janeiro de 2010, às 15h16min, em um dos meus blogs, Goulart Gomes (o Pai do Poetrix), postou um comentário, agradecendo-me o texto abaixo. À época, ofereceu-me um poetrix.
Goulart Gomes disse...
Muito grato pelo texto, Sílvia. Um poetrix para você:
consulesa
se és causa e efeito
não me importo
eu sou o meio
No dia 6 de março recebi outro e-mail do referido autor, convidando-me para participar da Antologia Poetrix 4 Terra. Tive a felicidade de ver nove Poetrix selecionados para a referida obra, que será lançada na Bienal em São Paulo - 2010.
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O POETRIX é modalidade de poesia minimalista criada por Goulart Gomes, nascido em Salvador da Bahia, em 1 de maio de 1965. O autor obteve 65 prêmios em concursos de poesia, prosa e festivais de música e participou de 48 coletâneas publicadas no Brasil, Cuba, Espanha, USA, Itália, França e Coréia do Sul, possuindo trabalhos divulgados em diversos países. Atualmente é o Coordenador Geral do Movimento Internacional Poetrix. Como editor alternativo propiciou a publicação de 53 livros e coletâneas de novos autores.
Muitas pessoas criam uma frase ou um provérbio, separam-nos em três linhas e pensam ter criado um POETRIX. Não é assim... O POETRIX requer um talento específico, pois como poesia em síntese carrega, em poucas sílabas poéticas, um enredo “por inteiro”. Abrilhantado por ricas metáforas, expõe um fato social, uma história de amor ou desamor, um sonho ou pesadelo, uma ilusão ou desilusão, entre outros. O poder do título carrega a essência dos versos, aos quais se proíbem as orações coordenadas, as conjunções adversativas e as rimas forçadas. O pensamento que subjaz implícito nos versos do POETRIX, expõe mais do que o explícito.
Cognominado "poeminha da Internet" o POETRIX acompanha as características do mundo virtual, onde tudo é muito rápido, dinâmico, objetivo, conciso e fugaz. Mas, nem por isso, deve ser “abortado” e considerado inferior às demais modalidades poéticas. Ao contrário, faz-se mister conceber e parir o POETRIX, da mesma forma que ocorre com as demais criações poéticas. O processo criativo requer: inspiração, dom, competência e hábil individualidade, aliados a um exercício contínuo, sem o qual tudo se queda a uma mesmice modorrenta e embolorada. O POETRIX precisa de tudo isso e nada mais do que isso. Salienta-se, contudo: é muito mais fácil errar em 3 linhas do que em 300, 3.000 ou 30.000. Notam-se erros crassos, persistentemente.
Para explicar o POETRIX em POETRIX criei, em 11 de março de 2009:
terceto em conceito
momento poético
em síntese e ápice:
poetrix
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POETRIX vem, POETRIX vai, criaram-se a partir do grupo virtual POETRIX (literatrix-subscribe@yahoogrupos.com.br), variações para o novel estilo, denominadas de “Formas Múltiplas do Poetrix”. Entre essas, surgem os duplix, triplix, multiplix (criações coletivas estruturadas por dois ou mais poetrix, de acordo com as palavras que lhes deram origem), clonix (gerado a partir de outro), graftix (ilustrado), concretix (concreto) e cirandas (séries temáticas).
No plural, a palavra POETRIX não se altera e os praticantes do estilo são chamados de POETRIXTAS.
Não se pode olvidar: POETRIX não é HAIKAI.
A seguir, a evolução do POETRIX, de acordo com o Movimento Poetrix.
INICIALMENTE, o MANIFESTO DO POETRIX foi concebido da seguinte forma:
POSTERIORMENTE, algumas regras para a realização do POETRIX sofreram mudanças e criou-se a BULA POETRIX.
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BULA POETRIX
O hai-kai é uma pérola; o poetrix é uma pílula.
Goulart Gomes
Em 2009 o POETRIX completa 10 anos de criação. Nesse período ele obteve uma significativa propagação no Brasil, Portugal e em outros países de língua latina.
Com o objetivo de melhor defini-lo, estabelecendo critérios quanto à sua forma e conteúdo que possam orientar mais precisamente os seus autores - os poetrixtas – a Coordenação Geral do Movimento Internacional Poetrix (MIP) divulga, agora, esta BULA POETRIX, conjunto de orientações para o aperfeiçoamento e uniformização desse gênero literário.
1 POETRIX – Informações Técnicas
CONCEITO
Poetrix (s.m.): poema com um máximo de trinta sílabas métricas, distribuídas em apenas uma estrofe, com três versos (terceto) e título.
FORMAS MÚLTIPLAS
São criadas em contextos comunicativos e constituídas como derivações do POETRIX; sua elaboração tem como características básicas o dialogismo, a intertextualidade e a polissemia da linguagem. Identificadas e reconhecidas pelo MIP como Duplix, Triplix e Multiplix são mesclagens de dois ou mais poetrix que se compõem com a participação obrigatória de variados autores e com suas poéticas formando sentidos complementares entre si (individualidade-interação-universalidade).
2 CARACTERÍSTICAS DO POETRIX
2.1 O poetrix é minimalista, ou seja, procura transmitir a mais completa mensagem em um menor número possível de palavras e sílabas.
2.2 O título é indispensável. Ele complementa e dá significado ao texto. Por não entrar na contagem de sílabas, permite diversas possibilidades ao autor.
2.3 Não existe rigor quanto à métrica ou rimas, mas o ritmo e a exploração da sonoridade das sílabas é desejável.
2.4 Metáforas e outras figuras de linguagem, assim como neologismos, devem ser elementos constitutivos do poetrix.
2.5 É essencial que haja uma interação autor/leitor provocada por mensagens subliminares ou lacunas textuais.
2.6 Os tempos verbais – pretérito, presente e futuro - podem ser utilizados indistintamente.
2.7 O autor, as personagens e o fato observado podem interagir criando, inclusive, condições supra-reais, cômicas ou ilógicas (nonsense).
2.8 O poetrix deve promover a multiplicidade de sentidos e/ou emoções, não se atendo necessariamente a um único significado.
3 COMPOSIÇÃO
O POETRIX deve ser composto por ao menos um dos seguintes elementos, inspirados nas Seis Propostas para o Próximo Milênio, de Ítalo Calvino:
3.1 CONCISÃO: o mínimo é o máximo. O importante é dizer muito, falando pouco. O poetrix é uma pílula, que tem seu propósito determinado; é um projétil em direção ao alvo;
3.2 SALTO: é a metamorfose da ideia inicial, provocada no segundo ou terceiro verso da estrofe, acrescida de outros significados, permitindo uma nova perspectiva de compreensão do poetrix;
3.3 SUSTO: é o elemento inusitado e imprevisível que provoca surpresa ao leitor; é a fuga do lugar-comum, da obviedade, que desconstrói e amplia horizontes, mostrando outros caminhos, possibilidades, contextos;
3.4 SEMÂNTICA: exploração da polissemia de determinadas palavras ou expressões, permitindo a possibilidade de variadas leituras ou interpretações;
3.5 LEVEZA: jeito multifacetado de utilização da linguagem. Nesse sentido, o uso de imagens sutis deve trazer leveza, precisão e determinação ao poetrix e, com isso, provocar, no leitor, a abertura de renovadas construções mentais impregnadas de imprecisões e indeterminações, de novas possibilidades de interpretar a realidade, de desanuviar a opacidade do mundo.
3.6 RAPIDEZ: máxima concentração da poesia e do pensamento; agilidade, mobilidade, desenvoltura; busca da frase em que todos os elementos sejam insubstituíveis, do encontro de sons e conceitos que sejam os mais eficazes e densos de significado;
3.7 EXATIDÃO: busca de uma linguagem que seja a mais precisa possível como léxico e em sua capacidade de traduzir as nuanças do pensamento e da imaginação;
3.8 VISIBILIDADE: qualidade de expressar e pensar imagens, colocando visões em foco; reflexo da qualidade imagética do poetrix, em cor, sombra, contorno e perspectiva; é o substantivar da poesia;
3.9 MULTIPLICIDADE: expressão da pluralidade de possibilidades intertextuais e polissêmicas, provocando interações e criando novas formas;
3.10CONSISTÊNCIA: através da fuga das obviedades, dos lugares-comuns, buscando expressar-se de forma original. O poetrix rompe, naturalmente, com antigos esquemas simplificantes e reducionistas e investe num sistema complexo, cujas categorias são opostas à simplicidade: a complexidade, a desordem e a caoticidade, próprias de sistemas não-lineares, capazes de realizar trocas com o meio envolvente.
4 INDICAÇÕES:
4.1 EXPLORAR O PODER DO TÍTULO,. para o qual não há limite de sílabas. Uma das grandes vantagens do poetrix é a existência do título, que habitualmente não existe no hai-kai .
4.2 MINIMALIZAR. Eliminar todas as palavras que estão sobrando. Escrever um poetrix é lapidar um diamante. Raramente um texto está pronto em sua primeira versão. É necessário, sempre, aprimorá-lo.
4.3 PESQUISAR. Uma idéia original pode ser enriquecida com informações complementares, ampliando-a em conteúdo e significado.
4.4 UTILIZAR FIGURAS DE LINGUAGEM. Em todas as formas poéticas, o uso de figuras de linguagem, metáforas, tropos e imagens enriquecem bastante o texto.
4.5 PERMITIR QUE O NÃO-DITO FALE. Evite menosprezar a inteligência e a perspicácia do leitor. O poetrix deve instigá-lo a buscar significados nas entrelinhas, a descobrir outros contextos e sentidos.
5 CONTRA-INDICAÇÕES:
5.1 EVITAR AS ORAÇÕES COORDENADAS. Um poetrix não é uma frase fragmentada em três partes.
5.2 NÃO CONFUNDIR POETRIX COM HAI-KAI. Para isso, é importante conhecer, também, os fundamentos do hai-kai, que tem suas próprias características.
5.3 CONJUNÇÕES EMPOBRECEM O POETRIX: mas, contudo, porém, todavia, não obstante, entretanto, no entanto, pois, geralmente não servem para nada em um poetrix, podendo ser eliminadas sem prejudicar o texto.
5.4 NÃO FORÇAR RIMAS. Poetrix não é trova. Às vezes pode-se dispensar completamente uma rima utilizando-se bem o ritmo, a sonoridade e a riqueza semântica das palavras.
5.5 POETRIX NÃO É PROVÉRBIO, MUITO MENOS DEFINIÇÃO. Muito menos, frase de parachoque de caminhão.
Coordenação Geral do Movimento Internacional Poetrix
Brasil, Janeiro de 2009
Versão 1.2 - Janeiro/2010
(Participe do Grupo Virtual Poetrix enviando um e-mail para: poetrix-subscribe@yahoogrupos.com.br)
Outros contatos: movimentopoetrix@hotmail.com
Movimento Poetrix
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Sites relevantes sobre o POETRIX:
Site de Goulart Gomes: http://www.goulartgomes.com
Site do Movimento Poetrix: http://www.movimentopoetrix.com ;
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No mais, ADORO escrever e ler POETRIX.
Gosto tanto, que o nome do meu Rottweiler é Poetrix! rs
Sílvia Mota A Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Rio de Janeiro, 16 de julho de 2009 – 12h25