Textos



Hermafrodito e Salmacis

Hermafrodito (em grego: Ἑρμαφρόδιτος) - (em latim: Hermaphroditus) - na Mitologia Grega, era fruto de um romance adúltero entre Afrodite e de Hermes, respectivamente Mercúrio e Vênus na Mitologia Romana. Por tal motivo, foi criado pelas Ninfas das florestas da Frídia. Nascera um menino extremamente bonito, transformando-se posteriormente num ser andrógino (mistura de características femininas e masculinas em um único ser) por haver se unido a Salmacis, ninfa da água. A partir desse mito surgiram os conceitos de hermafrodita e de hermafroditismo.

Eis o mito...

Hermafrodito foi levado pelas ninfas até o Monte Id, uma montanha sagrada da Frígia (no atual território da Turquia). Ao atingir a idade de quinze anos, sentindo-se enfadado do lugar, viajou para as cidades da Lícia e de Cária. Estava nos bosques da Cária, perto de Halicarnasso (atual Bodrum, na Turquia) quando encontrou Salmacis, uma náiade (em grego: Ναϊάδες - ninfa aquática, semelhante à sereia, com o dom da cura e da profecia e com certos controles sobre a água), em sua humilde casa amarela, situada numa lagoa.

Tomada de luxúria ante a beleza do jovem, Salmacis tentou seduzi-lo, mas foi rejeitada, afastando-se das vistas de Hermafrodito, que ao se pensar sozinho, despiu-se e entrou nas águas vazias do lago. Salmacis, então, saiu de trás de uma árvore e mergulhou, enlaçando o moço e beijando-o violentamente, tocando em seu peito.

Enquanto Hermafrodito lutava por desvencilhar-se, Salmacis invocou aos deuses para nunca mais separá-los. Imediatamente, as águas agitaram-se em torno do casal e o desejo de Salmacis foi concedido - seus corpos se misturaram numa forma intersexual. O momento da fusão definitiva levou Hermafrodito ao êxtase das emoções - homem e mulher, participantes de uma única natureza, em equilíbrio perfeito e completo, num único ser, ao mesmo tempo sendo dois. Hermafrodito, aflito e envergonhado, fez seu próprio voto, amaldiçoando o lago, de forma que todo aquele que ali se banhasse perderia a virilidade.
 

REFERÊNCIAS

HERMAFRODITO e os opostos da vida. Mitologia Grega, [s. l.]. Disponível em: http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2010/11/hermafrodito-e-os-opostos-da-vida.html. Acesso em: 9 set. 2016.

HERMAFRODITO. Wikipédia: a enciclopédia livre [s. l.]. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hermafrodito. Acesso em: 9 set. 2016.

IMAGEM principal. Pinterest: o catálogo mundial de ideias, [s. l.]. Disponível em: https://in.pinterest.com/pin/15903404913639221. Acesso em: 9 set. 2016.
 
Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz
Enviado por Sílvia Mota a Poeta e Escritora do Amor e da Paz em 09/09/2016
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários


Imagem de cabeçalho: jenniferphoon/flickr